a viva contrariedade que experimenta o naturalista ao ver perderem-se objetos conseguidos à custa de tanto trabalho e não poucos riscos.
Como já tínhamos feito com outras tribos, tomamos muitas medidas craniométricas dos índios apinajés. Houve às vezes bastante dificuldade em conseguir que os selvagens nos permitissem usar o círculo de cobre que forma o instrumento usado para esse fim; não obstante, pudemos reunir durante toda a viagem cerca de trezentas observações, deste gênero. Tomamos também com todo cuidado a altura de grande número de indivíduos, como também o comprimento dos membros. Procuramos ainda determinar com exatidão o comprimento do pescoço e a posição do umbigo. O número de todas estas mensurações parciais atingiu o total de 18 mil.
O missionário obteve para nós grande quantidade de rapaduras e presenteou-nos também com dois bois; outros moradores nos deram vinho e outros artigos. Em resumo só temos que louvar a hospitalidade dos membros desta missão, que deixamos com saudade no dia 7, um pouco