das quatro horas da madrugada às onze da manhã. Só no Morro Grande, que faz parte do Espigão Mestre, se veem nevoeiros, chegando às vezes a gear, segundo dizem. É este, todavia, fenômeno meteorológico que raramente se observa.
A zona situada a leste e ao sul de Meia Ponte possui clima frio e ar saudável; ventos gerais sopram nela durante todo o ano; é frequente a cerração entre maio e agosto, ocorrendo geadas em junho e julho. As partes situadas a oeste e norte do próprio arraial possuem clima ameno e são isentas de nevoeiros e geadas; os ventos são variáveis e quentes. Essa região é, de modo geral, menos sadia do que o resto do julgado, mas a nordeste é ainda mais insalubre do que a oeste. As chuvas começam normalmente em outubro, acompanhadas de tempestade, e duram até abril.
O arraial de Meia Ponte está situado quase ao centro do julgado, pois as suas fronteiras de leste e oeste ficam a igual distância, as do sul distam treze léguas e as do norte vinte e duas. Seus arredores são montanhosos, oferecendo à vista formosos vales cuja fertilidade se revela na exuberância da vegetação. A porção setentrional, geralmente baixa e entrecortada de lagos, é coberta de campos que oferecem boas pastagens em todas as estações. A sul e a leste o solo é em geral plano, bastante elevado, limitado de bordas abruptas e ravinas com a aparência de cadeias de montanhas. Nesses extensos platôs acham-se densas florestas, onde o solo, úmido e muito fértil, pode produzir o trigo, a aveia, a cevada, marmelos, maçãs, romãs, etc., plantas que não conseguem vingar nas outras partes do julgado. A região de oeste é constituída de um terreno desigual, coberto de grandes matas virgens, donde lhe veio o nome de Mato Grosso, que vulgarmente lhe dão. As terras aí são férteis e próprias à agricultura.