Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: história trágica de uma expedição

os complexos problemas que se lhe apresentam sem prejudicar interessados de boa fé.

As consequências imediatas das decisões legais acima indicadas podem ser resumidas da seguinte maneira:

Conquanto a demanda tivesse girado exclusivamente em torno do fundo de garantia, a decisão final caiu com igual força sobre todos os recursos então existentes e provenientes do empréstimo boliviano, inclusive a importância destinada à National Bolivian Navigation Company. Esses dois fundos somavam, inicialmente, 708.228 libras, mas foram tão habilmente colocados pelo Coronel Church que, além dos juros acumulados, conseguiu um lucro de 150 mil libras. Assim sendo, o produto líquido do empréstimo boliviano, deduzidas as despesas, montava, finalmente, a mais de 850 mil libras.

O custo total do desmantelamento da empresa, inclusive 27 mil libras pagas a Richard Reader Harris pelos serviços que prestara conseguindo o cancelamento da concessão boliviana ao Coronel Church, foi de 59.632 libras. O saldo dos fundos foi distribuído entre os tomadores de títulos.

O motivo que levou os especuladores londrinos a adquirir títulos bolivianos no mercado, a 16% de seu valor facial, torna-se evidente ao considerarmos que os recursos da companhia de estrada de ferro e da de navegação eram suficientes para pagar 52% do valor dos títulos emitidos.

P. & T. Collins jamais receberam qualquer compensação pelas despesas feitas e foram à falência. Calcula-se que os prejuízos por eles sofridos ascenderam a cerca de 800 mil dólares. A dedicada senhora do Sr. Thomas Collins, que esteve sempre ao seu lado nos momentos difíceis, quando

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: história trágica de uma expedição - Página 436 - Thumb Visualização
Formato
Texto