compacto. Esta galeria devia pôr a descoberto a camada aurífera, numa extensão de dez braças. Se bem que este trabalho prosseguisse sem interrupção dia e noite, adiantou-se muito vagarosamente, por causa da grande dureza da rocha e da imperícia dos trabalhadores.
Depois da minha partida do Brasil, provavelmente se esgotou a paciência dos proprietários, os quais, tendo dado logo com uma rica linha de ouro, julgaram não ser mais necessário continuar com a galeria. Abandonaram-na, pois, ineptamente.
A camada aurífera está recoberta por uma delgada camada de itacolomito, que por sua vez é superposta pelo itabirito, também aurífero, porém mais possante. O talcoxisto e o xisto argiloso constituem a cobertura dos mesmos e formam o terreno acidentado dos contrafortes da Serra do Itacolomi.
Um grande tanque, que recebe as águas de numerosos riachos, fornece a água necessária aos pilões, sendo suficiente ainda para três baterias em série.
Todo o terreno próximo, onde existe uma capela em honra de Nossa Senhora da Conceição, pertence pela maior parte aos proprietários da lavra. Se esta fosse anexada à lavra que confina ao sul e onde, ainda recentemente, se viam algumas construções velhas e um engenho em ruínas, a propriedade se tornaria uma das mais importantes da província, desde que bem administrada. Nos serviços de mineração poderiam ser então empregados mais de trezentos mineiros.
Daqui, galgando inúmeras elevações constituídas de xisto argiloso e de talcoxisto, atinge-se o amplo e aprazível vale onde se localiza a cidade de Mariana e através do qual o ribeirão de Ouro Preto, agora denominado ribeirão do Carmo, vai abrindo um leito espaçoso.