As últimas linhas do eminente Homem de Governo consubstanciam a conceituação que, da ciência econômica, dá o laureado mestre de economia matemática da Universidade de Roma:
"A atividade econômica resume-se (pois) em orientar a ação de modo a se alcançar determinados fins. Ela não se desenvolve unicamente no setor específico do que se convencionou chamar de instituições econômicas (campos, minas, fábricas, armazéns, feiras, bolsas, mercados, etc.), mas ainda em outros, como por exemplo, a barraca de um general, o gabinete de um estadista ou mesmo a cela de um monge. Existe uma economia da arte militar, uma economia da arte do governo, como, ainda, uma economia da vida espiritual".
(Luigi Amoroso - Lezione di Economica - Roma, 1944, págs. 3/4.)
Ao término destes singelos comentários e confrontos, é oportuno apresentar o testemunho de Walter Eucken sobre a importância de análises como a de Calógeras para uma visão global e realista da teoria econômica e, a fortiori, para a política econômica:
"Understanding economic events as they really are presupposes that economic problems can be segregated, yet at the same time seen in the general context of history as a whole".
...................................................................................................."The economist who wants to understand the interdependence of economic life by theoretical analysis must also pursue to the fullest extent his observation of actual economic events".
(Walter Eucken - The Foundation of Economics — Londres, 1950, págs. 307 e 299.)