NOTA PRÉVIA DO AUTOR
A Terceira Conferência Internacional Americana resolveu estudar o sistema monetário de cada país nela representado, motivo pelo qual vimos oferecer os resultados de nossas investigações quanto ao Brasil.
O presente trabalho foi redigido de acordo com os termos precisos do programa votado pela Conferência, na Resolução de 23 de agosto de 1906. Eis o art. 1º da mesma:
"Recomendar aos governos que mandem organizar para a próxima conferência o estudo pormenorizado do sistema monetário vigente em cada uma das repúblicas americanas, sua história, as oscilações do câmbio durante os últimos vinte anos, acompanhado de quadros demonstrativos das influências dessas oscilações sobre o comércio e o desenvolvimento industrial".
Como o fim visado por esta análise não é primordialmente de ordem histórica ou numismática, resumimos toda essa parte da exposição, dizendo apenas o indispensável para explicar a situação monetária, no momento em que se inaugura a investigação minuciosa desses fenômenos econômicos.
Por conseguinte, até 1889 a exposição dos fatos só apresenta as linhas mestras do assunto. A partir dessa data, o exame das particularidades é mais aprofundado.
Os elementos deste estudo foram procurados sobretudo em fontes oficiais: Anais do Senado, Anais da Câmara dos Deputados, relatórios do Ministério da