Ensaios de geografia linguística

Dos fjords noruegueses e do litoral dinamarquês, os piratas vikings iniciaram suas expedições oceânicas atacando as costas de Dorset, na Inglaterra, em 789; em 793, o mosteiro de Landsfarne, em Northumberland; em 794 incendiando Yarrow; acometendo em 795 Glomeshire e descobrindo talvez a Islândia; em 799, tomando a ilha de Man; em 802, atacando Iona. A seguir a Irlanda foi o alvo predileto de seus assaltos, como a costa ocidental dela e as ilhas da Escócia(8)Nota do Autor. Devem ser do VIII século as colonizações das Orcadas, das Shetlands, das Hebridas e das Faroe.

Em 843, buscando a embocadura do Loire, atacaram e pilharam ricas abadias que lhe ficavam ribeirinhas; costeando o litoral francês e de levada saqueando-o, atingiram o norte da Espanha. Impedidos de desembarcar em Gijon, navegaram ao oeste, e ao sudoeste, e investiram sobre La Coruña. As costas galegas não lhes sendo propícias, prosseguiram a saltear Lisboa e os Algarves. Costeando sempre, embocaram pelo Guadalquivir e, subindo-o, assolaram Sevilha(Hispalis dos antigos). Perseguidos por Abderrahman I, recuaram e de novo acometeram as costas algarvias em retorno a seus mares. Nesse périplo, apoderaram-se de Bordéos, cujo senhorio conservaram até 849.

Em 846, as cento e vinte velas de Ragnar ou Régnier subiram impunemente o Sena. Seus tripulantes penetraram nos arrabaldes de Paris no dia da Páscoa e carregaram as belas traves da igreja de Saint

Ensaios de geografia linguística - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto