Germain des Prés, sem que Carlos, o Calvo, ousasse deixar o sítio fortificado da abadia de Saint Denis e caisse sobre as tropas dizimadas por cruel epidemia. Em sete mil libras importou o prêmio da liberdade que os franceses pagaram então aos ousados invasores (9)Nota do Autor.
Conta-se que, nessa ou em outra expedição seguinte, os parisienses, durante o assédio, escutavam, vindas dos acampamentos inimigos, as tristes cantilenas com que as mulheres vikingas, em grande número, embalavam a agonia dos dinamarqueses feridos.
Em 851, subiram o Elba em demanda de Hamburgo; esta cidade incendiaram nesta expedição ou na de 880. Em 852, navegaram de novo o Sena, e ataques e saques renovaram a Paris em 857 e 861.
Avançaram pelo Garonne até Toulouse. O Escalda, o Reno, o Somme, foram, ao correr do tempo, painel de suas aventuras. Toda a Frísia foi sua até fins do século IX.
Em 859, de novo alcançaram a costa espanhola da Andaluzia, cujos campos correram; penetraram no Mediterrâneo, saquearam as Baleares; investindo ao norte buscaram o Ródano, cujas águas perlustraram em assalto às terras ribeirinhas. Descendo-o dirigiram-se à Sicília, a Malta, à Itália, à Grécia, e consta, à Ásia Menor e ao norte da África. Em 860, regressaram à Escandinávia. No ano seguinte, Naddod fez o redescobrimento da Islândia cujo povoamento, parece, se deu 14 anos depois.
Já haviam então partido do país do Rhos ou Suécia para o oriente, a sujeitar finlandeses, estônios e eslavos. Com sua casta guerreira dos varengos senhorearam Chasar e Kiew - a futura cidade santa dos russos.