remoto, reconheceram as ditas terras e terras novas descobriram, como está assinalado na geografia das sagas, sob os nomes de Helluland ou a terra das rochas; Markland ou a terra das florestas; e Vinland ou a terra das vinhas, identificadas, segundo certos autores, com as atuais Nova Brunswick e Nova Escócia, no Canadá. Durante três séculos, parece, que os Escandinavos se mantiveram na Groelândia e só a deixaram em virtude de uma série de hostilidades dos esquimós e por falta de recursos materiais.
Três dias e três noites gastavam então esses valorosos marinheiros na viagem do litoral dinamarquês ao litoral inglês e seis dias e seis noites na entre Bergen e o cabo Farewell, extremo meridional da Groelândia (12)Nota do Autor
II
OS NORMANDOS E SUA INFLUÊNCIA MARÍTIMA
Desse espírito de aventura marítima iria ficar depositário mais ilustre o marinheiro da Normandia, se bem que ao findar o X século não mantivesse senão relações comerciais com a raça que lhe dera origem.
Já o Cristianismo abriria diante dele uma nova fase na sua organização social e moral, mas não lhe diminuiria o anseio de descobrir, prear e conquistar, na busca do oceano largo, de portos prósperos e de rios navegáveis.
E, de então, o navio normando será como o drakar do viking, o semeador de um glossário marítimo entre várias raças e várias terras, cuja fonte de estado intermédio