O Rio São Francisco como base do desenvolvimento econômico do nosso vasto interior

seis anos (1926-1930) quintuplicou a tonelagem da navegação, como apareceram vapores que satisfazem em comodidade a qualquer viajante exigente, como sejam os dois grandes vapores da navegação mineira; d) Todos os pontos de navegação, excetuando o Porto de Sento Sé, na Bahia, estão servidos pelo telégrafo nacional; e) Finalmente, as lutas políticas de outrora vão caindo em desuso e ficam desmoralisados, cada dia mais, os seus velhos promotores, geralmente homens de responsabilidade duvidosa.

Neste conjunto apreciável de fatores de progresso estão os pontos de partida para uma era feliz da grande zona interior, cuja população aumenta apreciavelmente e anceia por melhores dias. Dois fatos atestam o que afirmo: 1º — o interesse que todos os ribeirinhos tomaram pelo surto do desenvolvimento rodoviário do nosso interior, com a organização de inúmeras sociedades para construir estradas e explorá-las em seguida; - 2º - no desejo de ganhar dinheiro, manifestado intensamente pelos filhos desses sertões e que, em massa, nas épocas propícias, procuraram as terras

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