de São Paulo para o trabalho intenso da lavoura, acorrendo assim, espontaneamente, a uma escola de atividade, somente atraente para homens de deliberado ânimo. Por que esse interior ainda não despertasse a atenção mais acurada dos nossos governantes, com raras exceções, dos nossos homens de negócios, onde se encontram grandes requisitos para as fundações de uma civilização nova e nossa, capaz de grande surto e reflexo até o Tocantins, nessa subida suave para o nosso planalto central, em degraus de 400 a 800 metros de altitude, é que está a razão deste livro, feito de notas de viagem.
Não terá interesse literário tal assunto em mão de engenheiro. É um dever, que outro dever impõe, de não deixar em arquivo notas que reputo úteis hoje e quiçá utilíssimas amanhã, quando se quizer saber com que dificuldades o brasileiro da época presente enfrenta os problemas do seu país, percorrendo o sertão desprovido de conforto e tomando notas de suas riquezas naturais para serventia de gerações futuras.
O meu escopo é este: despertar, naqueles que me lerem, interesse pelo nosso interior, sejam homens de governo, ou homens de negócios.