Gerais. Tanto os viajantes como os mineiros, contudo, concordam em que até agora o Brasil, e mesmo a América do Sul em geral, parecem-se com a África na dificuldade de encontrar corpos fósseis organizados, e, assim, é difícil decidir qual a idade geológica do saibro em grandes depósitos nos planaltos do leste e do norte. Este itacolomito reaparece em Bom Jardim (a 138 léguas) e vem pelo rio abaixo alternando com o granito costeiro.
Abaixo do gnaisse e do xisto de Pirapora, encontramos areia e arenito ora castanho, ora de acre escuro, frequentemente de alto teor ferruginoso, raramente estratificado, e mais ou menos noduloso ou poroso. Esta formação se assemelha ao arrasto costeiro e outrora cobriu por extenso todo o vale. Ainda aparece à superfície exceto onde a lama das enchentes se acumulou sobre ela e, em outras partes, revela camadas de argila. É também interrompido por surgimentos de pedras calcárias, duras e azuis das montanhas e por pedra calcária argilosa ou hidráulica, compacta ou estratificada e abundante sílex.
Corrente abaixo estão rochedos parecendo quartzo ferruginoso e coberto com uma crosta polida, seja química, seja mecanicamente. As pedras estão escurecidas, da cor do carvão de pedra, nos lugares em que a enchente tem menor poder de polir e a natureza do brilho resplandecente sobre a cantaria castanha, amarela ou vermelha, o arenito, o granito e o sienito, dá prontamente o sinal da maior altura da água. Em muitos lugares dava a impressão de ferro magnético e eu cheguei a experimentar sobre ele uma agulha, sem resultado. A cobertura não excede a espessura de um folheado, e nos lugares em que o material mais macio tinha cedido, lâminas reluzentes e superfícies, parcialmente brilhantes, destacavam-se erguidas. O povo chama essas rochas coloridas pedras de marumbé, evidentemente pensando que se trata de carvão ferroso. O brilho, porém, é de três espécies; o roxo-escuro, que à sombra parece preto; outro é grafite, escuro (pedra negra); enquanto o terceiro é um vermelho-amarelo quente, provavelmente pura matéria ferruginosa depositada sobre blocos cuja cor interior é a mesma (pedra cabocla).(14) Nota do Autor No São Francisco, quanto mais avançávamos mais escura ficava a cor, mais denso o brilho, mesmo em lugares acima e abaixo da Grande Cachoeira, as massas monstruosas assemelhavam-se a jatos de metal maciço. Isso poderia parecer que é obra da corrente de água, mas é difícil decidir se as águas os arrastam em solução ou se a fricção delas arrasta-os do interior para a superfície. As análises por Berzelius e Charles Konig concluíram que o fenômeno se deve a óxidos de manganês e ferro.(15) Nota do Autor As amostras de Atures demonstraram conter, além do óxido de manganês, carbono e supercarbureto de