Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco

e vai-se livrando dos obstáculos da direita e da esquerda. Amortecida pela diminuição da ladeira, encontra os altos rochedos sobre os quais estamos de pé e, ropodiando de noroeste a sudoeste, vai acompanhando as curvas da ravina, que, em breve, a oculta de nossa vista. É encantador o efeito quando a lua, erguendo-se por trás do espectador, espalha sobre a brilhante linha da cascata, e sobre a rápida correnteza fronteira, uma luz suave e prateada, enquanto sombras semiopacas, aqui roxas e ali castanhas, revestem as alturas médias, e manchas negras estendem-se pelas saliências e rochedos da garganta.

Não é menos interessante em Paulo Afonso, sua ravina terminal, que me trouxe à lembrança a garganta do Mosiwatunya, no Zambeze, tal como a descreve o Sr. Baines.(40) Nota do Tradutor Ela deu origem a uma multidão de fábulas selvagens, especialmente à lenda do rio subterrâneo, um Níger, um Nilo, temas favoritos dos "homens velhos".(41) Nota do Autor As paredes negras, tendo por base ressaltos que a força das inundações despedaça e, em certos lugares, cortados por pequenos riachos brancos, conservam sua uniformidade e margeiam o rio até Porto das Piranhas, quarenta e duas milhas geográficas abaixo da catarata.(42) Nota do Autor Além disso, o perfil das elevações, revela, abaixo da atual catarata, uma bacia ou profunda depressão, e uma longa sucessão de abismos semelhantes, diminuindo gradualmente de profundidade até o mesmo ponto, efeito de uma acumulação secular. O Niagara, solapando os xistos macios que suportam a pesada estrutura de pedra calcária de cerca de noventa pés de espessura, já devorou sete milhas da escarpa chamada Queenston Heights. Supõe-se que tenha gasto quatro mil anos até alcançar a posição atual e esteja recuando numa proporção de um pé por ano. Aqui encontramos um recuo semelhante das águas. Segundo informam os guias, uma enorme massa de pedra, acima do "caldeirão", formava um arco sob o qual as aves construíam seus ninhos. Esse rochedo desapareceu, tal como a Pedra da Queda, cerca de dez anos passados e desde esse tempo, o "zoadão", ou rugido de Paulo Afonso não é tão forte. Aplicando-se, portanto, a regra da catarata do norte, não podemos atribuir à Rainha das Cataratas uma idade abaixo de 2.400 anos.

Minha tarefa estava cumprida. Senti-me recompensado, mas minhas forças estavam gastas. Dois dias de uma viagem a cavalo, monótona e tediosa, levou-me ao Porto das Piranhas. O vapor acabava de partir, mas uma hospitaleira recepção aguardava-me em casa do Sr. Ventura José Martins, agente da Companhia Baiana de Navegação a Vapor. Meu companheiro apressou-se em partir para

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco - Página 272 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra