agora isoladas pelas condições climáticas em vasta escala e que continuam degradadas pelas chuvas e pela insolação tropicais. A dureza superior da sua formação ferruginosa salvou-se de uma destruição até os níveis aluvionais e as formações laminadas da base.
A formação granítica da costa reapareceu cerca de 238 léguas adiante, e continuou com interrupções até a cachoeira de Paulo Afonso, quando se transformou em sienito. Ao aproximar-se essa formação, e exatamente ao sul da chapada do Araripe, onde o Dr. Gardner encontrou em terreno argiloso, encaixados na pedra, peixes do sistema cretáceo, do fim da era secundária, apareceram sinais de uma notável correspondência com o Amazonas. De ambos os lados do rio contrafortes arenáceos lembrando o terreno argiloso duro. O material mais grosseiro invariavelmente depositou-se nos níveis mais baixos; acima estavam os belos saibros conhecidos pelo povo como "pedras de amolar". Nessa região ele encontrou ágatas e uma abundância de sílex, com o arenito cuticular que reaparece perto de Paulo Afonso e no porto de Piranhas. No baixo São Francisco, após passar as cachoeiras, perto de Talhado (332 léguas), em Alagoas, encontrei o mesmo arenito sobrepondo-se ao granito e ficando abaixo da pedra calcária. Perto da vila de Propriá (367 léguas) surgem depósitos de cal. Extensos depósitos de calcário recente encontram-se nos cursos mais baixos dos rios estreitos que cortam a linha da costa.
Saint-Hilaire (I, i, 14) ao descrever o curso do São Francisco notara: "A margem esquerda, mais elevada que a direita, é geralmente menos exposta às enchentes". O coronel Accioli (p. 14) parece confirmar essa observação que fora feita, provavelmente, em bases locais. O grande rio, contudo, corre por um meridiano, e o resultado do movimento composto produzido pelo seu curso norte e a revolução da terra de oeste para leste tende teoricamente a retirar o peso da água do lado esquerdo, ou ocidental, e atirá-lo contra o direito ou oriental. Assim, já foi notado, que em extensas linhas de estrada de ferro, correndo de norte e do sul, o trilho oriental é o mais gasto. Praticamente não achei que essa teoria, que foi extensamente discutida na Rússia, se aplicasse ao São Francisco.
Este rio não é um rio santo, caret quia vate sacro,(21) Nota do Tradutor porém o seu futuro será mais honroso do que o passado do Ganges ou do Indo. O vale e os altos gerais secos, que o limitam de ambos os lados, contêm todos os elementos de prosperidade requeridos por um império. A população é atualmente calculada em um e meio a dois milhões, provavelmente mais próxima do último algarismo que do primeiro. O vale pode sustentar vinte milhões de almas. Como disseram do alto Amazonas "aqui a cana e o abacaxi podem ser vistos por um