acocorado e atento, examinou-o à luz do archote, concluindo alto as suas reflexões:
"O animal está ferido!"
Acercamo-nos do profeta com ar de dúvida, mas, sem alarde nem calor, foi-nos ele explicando as suas conclusões e apontando os pingos de sangue no terreno...
Recrudesceu a chuva e os cães, certamente por terem perdido por isso a pista, voltaram extenuados e cobertos de lama, depois de escorraçarem a onça para bem longe, importante serviço que se somava ao salvamento do animal, pela sua muito oportuna intervenção.
Os dois companheiros que expedimos no encalço dos nossos animais, regressaram pela madrugada, com todos eles, inclusive o cavalo ferido nas duas ancas, com fundas unhadas convergentes que lhe arrepelaram o couro.
NOTAS
NOTA 101-bis: Transmito, com profundo pesar, aos leitores desta edição de 1940, a informação de que Mário Toupin terminou seus dias em Mato Grosso, enchendo de saudade o coração de todos nós que com ele convivemos.
NOTA 102 — O atual Major da arma de engenharia Emanuel Silvestre do Amarante, engenheiro militar dos mais distintos, é também uma figura de grande relevo nas campanhas da Comissão Rondon.
Desde 1907 que serve sob as ordens de Rondon, isto é, desde o início dos vultosos trabalhos da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, salvo pequeno intervalo em que esteve na Europa, fazendo parte da nossa Comissão de compras de material bélico.
Neste momento exerce a chefia do distrito telegráfico a cargo da Comissão Rondon e lá anda pelo sertão de Mato Grosso e do Amazonas, sempre incansável, sempre ativo e sempre alegre e otimista, cheio de fé nos destinos da nossa linha telegráfica do noroeste, trabalhando pela sua conservação e pela melhoria do seu