tráfego, e pondo ao serviço dessa obra gigantesca toda a sua energia e todo o seu varonil entusiasmo.
Educado no catolicismo, cujos preceitos segue à risca, na sua religião encontrou ele os elementos primordiais da resignação com que tem sofrido e continua a sofrer as agruras do sertão.
O seu espírito inventivo mais de uma vez se revelou naquele meio onde esta qualidade é tão útil e apreciável. Uma de suas mais notáveis invenções recebeu alguns anos depois a consagração da Grande Guerra Europeia, como resumidamente explicarei:
A Comissão Rondon adquirira para seu uso (transportes de Tapirapoã a Utiariti e ao Juruena, por estradas de rodagem expressamente construídas para esse fim), diversos autocaminhões para 3 a 5 toneladas de carga, e depois de os submeter a experiências decisivas nos areais de Copacabana, no Rio, e diante dos magníficos resultados obtidos, mandou-os para o interior, via Cáceres. Montada a garagem e a respectiva oficina em Tapirapoã, no alto Sepotuba, com eles se iniciaram os transportes projetados.
Para além de Aldeia Queimada, entretanto, o terreno nos reservava uma terrível surpresa: até com meia carga, os autos patinavam sobre o solo compressível.
"O jovem e estudioso oficial do nosso Exército — refere o General Rondon — o Tte. Amarante, aplicou-se então em resolver essa nova dificuldade e com tão bom êxito o fez que não tardou a descobrir um dispositivo inteiramente original e satisfatório. Graças a tal invenção os três automóveis puderam trafegar no planalto dos Parecis, transportando cargas de peso igual ao máximo das lotações para que haviam sido construídos".
O dispositivo consiste em superpor aos pneumáticos das rodas uma superfície poliédrica articulada, ajustada à roda pelas articulações, com auxílio de correntes de ferro que se iam prender entre os raios, coisa semelhante ao que foi adotado mais tarde, na Grande Guerra, para as rodas dos tratores da artilharia pesada e dos "tancks".
Tomou parte nas expedições de reconhecimento de Mato Grosso ao Amazonas, dirigidos pelo chefe da Comissão, executou levantamentos de precisão, trabalhou na construção da linha telegráfica, no nivelamento, em explorações de rios etc.
Sempre me hei de recordar da discussão que provocou o "record", batido por ele, dos nivelamentos, a nível de Gurley, com a produção de nove quilômetros diários de nivelamento, em terreno regularmente acidentado!
A sua brilhante estreia foi na pior das linhas: ramal de Cáceres a Mato Grosso; ao regressar a turma da construção foi ele dos poucos que resistiu ao impaludismo e por isso, dedicadamente