Na Rondônia Ocidental

Os indígenas (naturales) não podem viver sem patrão, na Bolívia. As autoridades não consentem que os naturais vivam independentes, salvo em condições muito especiais. Compelem-nos ao trabalho, fazendo-os submeterem-se a um patrão.

Os chiquitos por sua vez chamam collas (côlhas) aos civilizados dos altiplanos, que vêm ao Oriente exercer funções públicas. Collas são quase sempre os patrões. E desta prevenção participam os civilizados cruzenhos.

Assim, vivem os chiquitos submetidos aos senhores da terra e da plata. Dizem estes, para justificar a escravidão dos naturais, que os chiquitos não produzem sem a coação dos patrões. Livres ficam indolentes.

Sem embargo, os chiquitos arcaram com o sacrifício da Guerra do Chaco. Enquanto bolivianos civilizados emigravam para o Brasil ou desertavam das fileiras, refugiando-se nos campos da fronteira, os chiquitos seguiam em grandes levas para o teatro da guerra. Agora, restituídos aos seus "montes", os sobreviventes lutam com os horrores da fome, na zona fronteiriça empobrecida com

Na Rondônia Ocidental - Página 284 - Thumb Visualização
Formato
Texto