À MARGEM DO SEGUNDO REINADO
História política
A história politica do Brasil ficou longo tempo adstricta à própria história dos partidos políticos. Era cômodo e fácil jogar com datas e nomes, evitando destarte uma compreensão mais profunda dos fenômenos sociais ou uma investigação mais sensata sobre as bases asseguradoras do condicionamento do evoluir do organismo social brasileiro.
Veio, pois, a propósito, o julgamento célebre do segundo Rio Branco: "Depois de 1836, a história política do Brasil se resume na luta dos dois partidos, o conservador e o liberal". Era uma síntese larga, compendiando meio século de história do Império. Daí a sua aceitação generalizada. Mas não dizia tudo e pouco explicava.
Pouco explicava, porque no comentar a sequência de mutação dos partidos durante o Segundo Reinado, jogando, ora com liberais, ora com conservadores, esquecia o historiador que um terceiro partido surgira desde 1870, vigoroso bastante para, duas décadas depois, exigir o sacrifício do próprio trono. Joaquim Nabuco, por exemplo, distraído em acompanhar o ritmo dos partidos