À margem da História do Brasil

é apenas o mapa de uma parte de Minas Gerais, trabalho vultoso para aquele tempo, e em que foram ressalvadas ainda assim, com a indicação de seus próprios caminhamentos, as fantasias das quais não quis legitimar a sua paternidade.

E, no entanto, como disse antes, apesar de todas essas originalidades e diversidades de nossa geografia, convencionou-se continuar a falar na "extraordinária simplicidade do nosso sistema hidrográfico"

Todavia, mesmo o São Francisco, isoladamente, já é por si um rio originalíssimo e complexo. Primeiro, a direção esdrúxula de que é exemplo a sua mutação inesperada, pelo vigor com que infletem as águas para a costa, depois de percorrerem várias léguas num rumo seguro que lhe era proximamente paralelo. Ainda o perfil, convém notar, fundindo em seu tipo todos os tipos comuns dos rios. Em seguida, a transição entre o rio de planalto (plenamente navegável de Pirapora a Sobradinho) e entre o agitado do Alto São Francisco, dum lado, e o encachoeiramento perigoso, preparando, de longe, a queda formidável de Paulo Afonso, de outro lado, constitui, seguramente, fato notável. Isso explica a dificuldade que houve em descrevê-lo com perícia, até o trabalho de Milner Roberts, dividindo o seu curso nas cinco seções diversificadas, depois dos estudos notáveis com que corrigiu, apoiando o alvitre de Krauss,