À margem da História do Brasil

1.300 kilômetros entre Pirapora e Sobradinho (ou Juazeiro na época de águas altas).(1)Nota do Autor

Não há um único pontão de atracação construído, enquanto envelheceram os navios do tempo da Monarquia, que são quase todos, com exceções raras como o "Wenceslau Braz'', que recorda pelo nome o presidente da República, que teve um momento ligeiro de atenção pela navegação daquele rio.

Não insisto. Apelo para a eloquência do próprio mapa, num país como o nosso, sem a indústria do ferro ainda organizada, em que é caríssima a construção ferroviária. Ele nos mostra, de fato, atentamente observado, o absurdo de se pensar no projeto ousado da "Pira- pára-Belém" (2.500 km proximamente; 300 mil contos custo provável) antes de ser cuidada e intensificada a navegação dos 1.369 km do médio São Francisco. E mostra mais, pelos projetos governamentais atuais ferroviários (mensagem de 3 de maio, 1925), que não houve ainda pensamento na República — como houvera na Monarquia, desde os meados do século passado — de ligar a rede fluvial do São Francisco à rede ferroviária do norte por ser construída e desenvolvida.