À margem da História do Brasil

de contínuo, como se a nossa cabeça estivesse... na própria Europa.

"O desconhecimento do grande Vale do São Francisco simboliza e concretiza, como nenhum outro, a ignorância que sobre as terras e gentes interiores, conservam os centros cultos litorâneos."

"Não cuide o leitor que devaneio ou exagero nessa insistência com que o venho irritando para dizer, por conta tambern própria, da exuberância de provas em que se alteia aquela ignorância estulta, sobre a nossa terra e as nossas gentes interiores, denotando, aberrantemente, uma inópia mental aterradora".

"Eu pergunto, singelamente: poderia haver argumento mais decisivo, se ainda perdurassem dúvidas sobre aquela ignorância, do que a teimosia com que se tem falado em ligar por via férrea a Capital ao extremo norte, desprezando, portanto — num país em que é caríssima a construção ferroviária - aqueles 1.300 km de navegação franca e soberba que separam Sobradinho (a 40 km a montante de Juazeiro e Petrolina) de Pirapora? Ontem, era a imponência do projeto ousado da Pirapora-Belém (estudada; 2.500 km aproximadamente, 300 mil contos de orçamento provável) estirada pelas terras imensas e vastas do Goiás longínquo. Hoje, pelo sabor da novidade, a insistência de traçados nos