1
EVOLUÇÃO INDUSTRIAL DO BRASIL
A produção industrial brasileira, se bem que alcance acentuada importância em relação à produção geral do país, é bem modesta em confronto com a norte-americana ou com a dos grandes centros industriais da Europa. É que tendo realizado uma evolução econômica profundamente diversa, o Brasil apresenta, nesse setor, índices de relativa pobreza, quando comparados com os de vários núcleos de civilização rica existentes sobre a terra.
As razões determinantes desse estado de coisas não residem principalmente na insuficiência de nossos governos ou na falta de predicados dos brasileiros. É verdade que poderíamos estar bem mais avançados; mas é de justiça salientar que a maioria dos povos que alcançaram, nos tempos contemporâneos, elevado grau de enriquecimento, devem-no, em magna parte, a determinismos de ordem geológica e geográfica.
No passado, sob o predomínio de outros fatores que não os atuais, na evolução do progresso, já desfrutamos, mesmo sob o regime colonial, uma situação de elevada produtividade, em relação ao conjunto dos povos de então. Mesmo do ponto de vista industrial, é verdade que, numa indústria considerada quase como uma etapa superior da produção agrícola, já fomos bem maiores que a Inglaterra e incomparavelmente superiores aos Estados Unidos.
Ouro e açúcar
Assim, em meados do século XVII, só a nossa produção e exportação na indústria açucareira ultrapassaram, em largos períodos,