Evolução industrial do Brasil e outros ensaios

NOTAS

1) A Evolução Industrial do Brasil foi publicado pela primeira e única vez em 1939. Na folha de rosto está explicada a sua origem: "memorando preparado a convite do Conselho Federal de Comércio Exterior, especialmente para a Missão Universitária Norte-americana, em visita ao Brasil, pelo Engenheiro Roberto C. Simonsen, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e professor de História Econômica do Brasil, na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo".

2) Orientação Industrial Brasileira é discurso pronunciado na fundação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

O Centro é resultado da cisão da Associação Comercial de São Paulo. Devido ao câmbio vil, instituído por Washington Luís com sua Caixa de Estabilização, os importadores abarrotam o mercado com tecidos estrangeiros, o que leva os industriais a acusarem a Associação de parcialidade. O fato leva os industriais a separarem-se do comércio e a pedirem ao governo medidas protecionistas mais amplas.

A brochura, editada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, contém os discursos do Conde Francisco Matarazzo (Presidente) e Roberto Simonsen (Vice-presidente). É datada de 1° de junho de 1928. Foi reeditada em À margem da Profissão, pp. 167-179.

3) Projeto de Reforma Monetária é entrevista publicada em O Jornal, de Assis Chateaubriand, em 16 de dezembro de 1926.

As palavras de Simonsen demonstram o entusiasmo da indústria — e também da agricultura — pelo câmbio vil, instituído por Washington Luís. Sua entrevista é concedida dias após a entrada do anteprojeto no Congresso ( 2 de dezembro de 1926).

O texto foi tirado de À Margem da Profissão: discursos, conferências, publicações, pp. 151-154.

4) Possibilidades da Expansão Industrial Brasileira é reprodução do "Parecer apresentado ao Conselho Federal do Comércio Exterior, em 27 de setembro de 1937, relatando os resultados do inquérito efetuado no país, em fins de 1936". Em anexo, "a exposição enviada ao Presidente da República pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo".

Foi publicado no livro A Indústria em face da Economia Nacional, pp. 25-70.

5) Os excertos são parte da colaboração de Simonsen ao Congresso Brasileiro da Indústria, instalado a 8 de dezembro e encerrado a 18 de dezembro de 1944.

Só o 1° volume dos seus Anais é que foi publicado.

O Congresso, que tem Getúlio Vargas como Presidente de Honra, se realiza no Rio de Janeiro, promovido pela Confederação Nacional da Indústria e é organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Nele são apresentadas várias teses e conclusões. Os trabalhos se dividem em comissões, que tratam das conclusões do Primeiro Congresso Brasileiro de Economia, Planificação Econômica do Brasil, Reajustamento da produção

Evolução industrial do Brasil e outros ensaios - Página 482 - Thumb Visualização
Formato
Texto