Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce

outras figuras, brilharam outros apóstolos que, guiados pelo exemplo, conselhos e experiência dos fundadores, continuaram a desenvolver a obra já mui bem encaminhada.

Frei Gaspar de Módica e Frei Vicente de Licódia, entre todos, merecem especial menção. Este último, ainda em plena atividade, no posto de sacrifício, relembra saudoso os primeiros anos de apostolado em companhia dos fundadores de Itambacuri.

Frei Gaspar de Módica domina, porém, como figura central a segunda época. É ele o herdeiro fiel e o feliz continuador da grande obra. Soube aliar à visão genial e à paixão apostólica de Frei Serafim a incansável atividade e a dedicação ilimitada de Frei Angelo. Auxiliado por bons companheiros, conseguiu realizar os sonhos dos fundadores. Alguns como Frei Boaventura e Arcângelo de Módica, encanecidos nos longos anos de serviços prestados à vasta paróquia, desfrutam hoje, no declinar da existência, o respeito e a veneração daquele bom povo. Frei Gaspar, quando ainda vivia um dos fundadores, Frei Angelo, valetudinário assistiu à instalação do município e da Escola Normal e viu crescer, dia a dia, vertiginosamente, o maravilhoso progresso da cidade de ltambacuri. A morte colheu-o prematuramente, mas o muito que realizou perpetua-lhe o nome na história.

Aos atuais capuchinhos, a cujas mãos moças está confiada a direção espiritual da paróquia de Nossa Senhora dos Anjos, sobeja zelo e dedicação para manter altas as tradições gloriosas dos antepassados.

Desejamos porém, com todas as veras da nossa fé e com todo o ardor do coração, que à custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Rio de Janeiro conceda Deus, no mais breve tempo, numerosos e bons sacerdotes para o labor apostólico de tão vasta e tão preciosa seara.

Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce - Página 34 - Thumb Visualização
Formato
Texto