Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce

INTRODUÇÃO

Narra-se, na vida do seráfico patriarca São Francisco de Assis, que indo ele um dia através do vale de Spoleto, ao chegar perto de Bevagna, encontrou ali reunida uma grande multidão de aves de diferentes espécies. A elas se dirigiu, saudou-as como era seu costume e as convidou a ouvirem a palavra de Deus! As avezinhas escutaram com atenção o sermão e no fim fizeram grande festa ao pregador, mostrando maravilhosamente sua aprovação. São Francisco, mui satisfeito, despediu-as, abençoando-as e elas, dividindo-se em quatro grupos, rumaram em direção aos quatro pontos cardeais, que o Seráfico Santo lhes apontou.

Algum viu nesse lindo e poético episódio, já tantas vezes ilustrado pela poesia e pela pintura, uma imagem e um símbolo do que seria o assombroso desenvolvimento da Ordem por ele fundada e sua rápida propagação sobre a Terra. O espírito missionário que animou e abrasou o próprio São Francisco comunicou-se aos companheiros e ficou como rica herança, transmitida de geração em geração aos seus filhos das várias reformas que se operaram no seio da Ordem no correr dos tempos, constituindo o mais belo traço da Ordem Franciscana.

***

A história consagrou São Francisco de Assis como um dos maiores reformadores. Sua ação se fez sentir profundamente na sociedade do seu tempo, fazendo reviver em

Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce - Página 44 - Thumb Visualização
Formato
Texto