Figuras do Império e outros ensaios

comuns com quem não conhecia os nossos remédios caseiros. Bastaria a ponta dum alfinete para retirar-lhe a bola do "culex penetrans". D. João VI arrancando um carrapato criou uma úlcera que lhe durou anos, porque não teve a paciência de despegar o carrapato com uma simples infusão de fumo.

Descemos pelo caminho da Gávea. Mostrei-lhe uma velha fábrica de papel sobre a qual se abateu um "tornado" que lhe levou o teto pelos ares, a exemplo do que poucos anos atrás ocorreu em Chavantes.

Chegamos às furnas de Agassiz. O tempo era pouco. Só as vimos por fora. Contei-lhe que ali se hospedara o bispo do Rio quando da invasão dos franceses de Duguay Trouin, e que, desde então, se espalhou a lenda de riquezas ali enterradas.

O PROBLEMA HAGENDORP

Ao lado das furnas, pouco adiante, meio escondida da estrada, uma velha casa colonial se eleva num terreno pedregoso. Perto dela, espalhados pelo mato, dezenas de pés de café seculares provam a existência de uma grande plantação primitiva. Visitando essa chácara, ao frontispício de uma velha construção que servia de engenho de cana e paiol, vi há anos, oito ou dez, as seguintes letras: E.F.N.I.I.S.G.H.H.P.

Figuras do Império e outros ensaios - Página 336 - Thumb Visualização
Formato
Texto