Raça e assimilação

assunto deste capítulo, são as pesquisas relativas à seleção antropogenética que importam. Neste ponto, há aqui um campo enorme de investigações a fazer no seio dos nossos grupos do Norte, do Centro e do Sul; destes principalmente.

O que ROSINSKI chama seleção antropogenética é a seleeçãe matrimonial. O problema é este: nos cruzamentos esperados entre indivíduos da mesma etnia ou de etnias diferentes, quais os tipos preferidos, os que apresentam maiores coeficientee de matrimonialidade?

Esta pesquisa tem uma enorme importância. Di-lo GRIFFITH TAYLOR, expressivamente:

- "Sabemos que a cor da pele, a cor dos olhos e a forma do rosto se têm alterado de algum modo entre vários povos. Os tipos esbeltos e pequenos são, por exemplo, mais populares na Inglaterra; os tipos cheios ou gordos mais apreciados entre os europeus do sul, e as mulheres obesas são muito atractivas para a maior parte dos negros. Os tipos louros e os brunos variam muito na sua popularidade. Ora, se preferências, como estas, por este ou aquele tipo, se impõem à generalidade dos matrimônios, o tipo não preferido tende a desaparecer".(4) Nota do Autor

Para o grupo polaco, ROSINSKI encontrou uma sensível tendência dos indivíduos de aparência nórdica

Raça e assimilação - Página 177 - Thumb Visualização
Formato
Texto