Na verdade, tudo são conclusões precipitadas de pesquisas imperfeitas ou insuficientes. Os clássicos critérios da morfologia externa — forma do crânio, estatura, cor dos cabelos, dos olhos, da pele, etc., continuam ainda a ser os meios mais seguros da classificação das raças.
Em outras monografias,(5) Nota do Autor o professor MENDES CORREIA nos dá os resultados das suas pesquisas antropológicas e nos faz uma crítica prudente ao problema da aplicação das leis da hereditariedade mendeliana à antropologia, problema de capital importância para nós, povo onde convivem e se misturam mais de uma dezena de variedades humanas.
Estas leis, como sabemos, regem a hereditariedade dos tipos híbridos no mundo da vegetabilidade e da animalidade — e o grande problema é saber se elas também se aplicam à hereditariedade humana e à biologia das raças miscigêneas. O professor MENDES CORREIA mantém uma discreta reserva diante das soluções desencontradas deste ponto delicado de heredologia - e o seu juízo é dado com o mais rigoroso espírito científico.