Populações meridionais do Brasil

tipos, como é impossível confundir essas três histórias, como é impossível confundir esses três habitats. Os três grupos regionais não se distinguem, aliás, apenas em extensão; se fosse possível sujeitá-los a um corte vertical, mostrariam igualmente diversidades consideráveis na sua estrutura íntima.

Estudando as populações brasileiras do Norte e do Sul, na sua história, na sua organização e na sua psicologia, reconheci, desde cedo, essa tríplice diferenciação regional e a consequente necessidade de mudar de método: e renunciei à preocupação de reduzir numa só síntese geral a total evolução da nacionalidade. Cindi então o trabalho, que planejara único e global, em dous ensaios, versando um sobre a formação das populações meridionais e outro sobre a formação das populações setentrionais.

O primeiro destes ensaios, dedicado às Populações meridionais, contém os estudos monográficos sobre os dous tipos sociais formados nos habitats do sul - o "matuto" e o "gaúcho", que são os mais característicos.

O gaúcho é um produto histórico de três fatores principais: o habitat dos pampas, o regímen pastoril e as guerras platinas. Estes três fatores, agindo em colaboração, modelam esse tipo social, específico, que é o pastor rio-grandense,

Populações meridionais do Brasil - Página 17 - Thumb Visualização
Formato
Texto