Populações meridionais do Brasil

cuja psicologia é particularíssima, especialmente no seu aspecto político.

O matuto, cujos centros de formação principais são as regiões montanhosas do Estado do Rio, o grande maciço continental de Minas e os platôs agrícolas de São Paulo, é uma outra diferenciação social, que resulta das reações mesológicas exercidas pelo habitat florestoso do centro-sul, pela preponderância do regímen agrícola e por certos fatores políticos e administrativos, que não chegam a atuar com eficácia sobre o grupo rio-grandense e sobre o grupo setentrional.

É também um tipo perfeitamente caracterizado. Sobre a evolução nacional, a sua influência, em virtude de circunstâncias geográficas particulares, é das maiores, das mais acentuadas, das mais flagrantes. O presente volume é inteiramente dedicado a ele, à investigação da sua história, à análise da sua estrutura, à definição da sua mentalidade. Num estudo geral das nossas populações, o estudo desse tipo não podia deixar de ser um estudo central. Sobre ele era preciso fazer convergir todos os carinhos da análise e todos os rigores da crítica. E isto por dous motivos.

Primeiro - porque o peso específico da massa social do país é dado pelo homem da formação agrícola, pelo cultivador de cana, de

Populações meridionais do Brasil - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto