sul, os que, depois de 1822, carregam as maiores responsabilidades na organização e direção da nacionalidade, e dão maiores contingentes ao escol que dirige o país durante os dous Impérios.
No ensaio dedicado às Populações setentrionais, estudarei o tipo social formado nas regiões secas do nordeste, o tipo regional do sertanejo, cujo espécimen mais representativo é o "homem das caatingas cearenses". Este tipo rural é, como o gaúcho, de formação pastoril; mas, não só o seu habitat particular, que é o sertão do norte, atua como agente diferenciador específico, como mesmo as circunstâncias históricas e sociais, dentro das quais o tipo sertanejo evolui e se constitui, tornam distintos os dous tipos pastoris, o do norte e o do sul, o "pastor das caatingas" e o "pastor dos pampas".
Completará a análise das populações setentrionais um outro pequeno ensaio, em que farei o estudo do tipo sertanejo na sua expansão pela hileia amazônica, onde se mostra sob a feição de caucheiro e explorador de seringais.
Procurando acentuar os caracteres particulares desses três tipos, não quero dizer que as variações regionais do nosso ambiente histórico e social hajam produzido tipos correspondentes fixos e imutáveis, capazes de guardarem