coroa em todos os sentidos, evidenciam que a conjura de secretaria não surtiu os seus efeitos. A minha destruição, descontada com tanto gaudio, saiu-lhes às avessas.
A PRIMEIRA MENTIRA
Se a nação brasileira, porém, não se iludiu, não foi tão malograda no estrangeiro a politiquice intrujona. Numa época de internacionalização como a de agora, força era que também a nossa intrujice politiqueira se internacionalisasse. O voo de aves de galinheiro não lhe dava para transpor o Atlântico. Mas para esses galináceos as malas diplomáticas substituem as capoeiras. E foi mediante um desses veículos, entrançado no Itamaraty, que o "canard" do palácio da rua Floriano Peixoto venceu o oceano, para ir grasnar, com todos os bloqueios do protocolo, no Quai d'Orsay.
Declinando da embaixada, juntei à minha escusa alguns dos seus motivos principais, declarei, que a ela era forçado pelo modo como se houvera comigo o governo, e a este carreguei, sem circunlóquios, toda a culpa da minha resposta negativa, arguindo-o de ter aparentado