Pelo Brasil maior

até onde iam as vistas da Inglaterra e da França sobre o Prata, para apoiá-las ou contrariá-las. Fazíamos questão vital do reconhecimento da independência uruguaia.

Foi a Missão Abrantes uma tentativa de absorção da antiga Cisplatina?

Responda Adolfo Saldias:"Verdad es que el Visconde de Abrantes abrió su negociacion sobre la base de la perfecta independencia del Estado Oriental".

Abrantes foi à Europa quando estava no ar a possibilidade duma solução monárquica. Era justo que buscasse encaminhar a que nos fosse mais favorável, pela escolha dum príncipe ligado ou simpático à nossa dinastia.

Eis aí o que foram as duas Missões Santo Amaro e Abrantes, que inda há quem nos lance em rosto como prova de intentos de absorção do Uruguai e de monarquização americana!

Creio ter demonstrado que o grande argumento do Paraguai contra nós, de que éramos um Império contra uma República, não era filho senão do ódio de raça. Império era o Paraguai. Impérios eram a Argentina e o Uruguai, arquipélagos de impérios caudilhescos cujos soberanos se chamavam Guemes, Quiroga, Lopez, Virasoro, Echague, Rosas, Artigas, Rivera e Oribe. A nossa monarquia não podia ser comparada com essas soberanias feudais, cuja única lei era a vontade

Pelo Brasil maior - Página 20 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra