Pelo Brasil maior

quando aqui arribaram. O próprio positivismo, tão simpático a quantos estudam, não passa entre nós de um episódio de pequena significação na vida nacional.

Ao terminar desta súmula lanço os olhos em torno de mim e nada vejo de estável e fixo no espírito brasileiro senão o fundo ancestral da formação católica. A chama única, que vejo a iluminá-lo, resistindo às rajadas de todos os quadrantes, ainda é a luz inextinguível que os missionários da idade heroica acenderam ad eternum nos corações dos nossos maiores.

O catolicismo, nunca será demais repeti-lo, foi o integrador do espírito nacional, o consolidador dessa consciência brasileira que vibra em todos os rincões do nosso território. Enfraquecê-lo, diminuí-lo, renegá-lo é enfraquecer, diminuir e renegar a alma coletiva.

Reconhecer e proclamar a superioridade de outras crenças, atribuir a passageira primazia de outras raças à excelência das suas instituições religiosas, trocar o espiritualismo fecundo que criou esta terra, que em breve há de exceder em grandeza a todas com cujo exemplo hoje nos humilham, constituíria uma traição sem objetivo, e sem proveito. Ao afrouxamento do plexus espiritual seguir-se-ia no Brasil o colapso final e a desintegração. Nada mais conveniente aos interesses entocaiados para o dia do nosso retalhamento

Pelo Brasil maior - Página 429 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra