Cotegipe e seu tempo. 1ª fase: 1815-1867

1862 a decadência dos conservadores da Bahia. Animou então e dirigiu um movimento de reorganização, causando forte impressão, fora das fronteiras da província, o "meeting" que presidiu no recôncavo.

Suas qualidades de agremiador e suas disposições de comando tentavam a ressurreição da disciplina nas hostes como que licenciadas e dispersas, outrora tão obedientes e coesas sob a direção de São Lourenço e sua.

Os grandes chefes na corte mostravam-se morosos. Já Paranhos lhe dissera em carta: "com efeito, os antigos chefes conservadores estão muito mudados: querem que o tempo desande e nem ao menos fazem preces ardentes para que esse milagre apareça" (carta de 19 de outubro de 1861).

Com o movimento que encabeçava na Bahia pretendia talvez Cotegipe espertar àqueles dormentes capitães.

Sampaio Vianna bem desenhava esse episódio: "enquanto você aí manda tocar a rebate e trata de organizar seriamente o grande partido conservador, que vai-se mostrando, qual sempre foi, por aqui os antigos chefes amesquinham-se, anulam-se, e ninguém sabe a quem dirigir-se para orientar-se... A razão você descortina, mesmo de longe; quase todos os cardeais estão curvados ao peso das acumulações que desfrutam; daí a posição difícil em que se acham — entre a barriga e o coração — aquela sobrepuja e abafa este: seja entre nós dito... Estou pois vendo que a salvação nos há de vir do Norte e da Bahia principalmente, se continuar, como todos confiam, no belo movimento encetado. Dizia-me há dias o Antão que ao sair da Bahia aconselhara a todos os nossos amigos que — usassem e abusassem do nome do Wanderley — porque, acrescentou, a intimidação é o grande

Cotegipe e seu tempo. 1ª fase: 1815-1867 - Página 686 - Thumb Visualização
Formato
Texto