meio atualmente para o Rio de Janeiro e para o Patrão, citando-me como exemplo o que se dá com Ottoni, senhor da situação.(1) Nota do Autor Há um fundo de verdade neste pensar, mas não bastante critério na expressão. Os interesses, já não falo dos princípios, do Ottoni, não são da mesma natureza dos do Wanderley e outros conservadores em suas circunstâncias: aquele sabe que por si tornou-se impossível, e por isso só pretende vantagens materiais para si, e o governo indireto para assegurá-las por meio de sua grei; o nosso caso é outro. Este cavaco ou preâmbulo tem por fim recordar-lhe a recomendação reiterada do Caxias — não se comprometa". (carta de Sampaio Vianna, 6 de fevereiro de 1862).
Cotegipe era um organizador, um presidente de conselho em estado latente; não desse demasiadas expansões a seu temperamento; não se comprometesse.
Os "velhos"(2) Nota do Autor pareciam não poder dar conta da mão. E é com calafrios de indignação impotente que, em meio à solidão, Cotegipe recebia notícia das afrontas de Christie.
Sampaio Vianna era quem com mais minúcias escrevia: "bem lhe dizia eu em uma de minhas últimas cartas que andávamos mal com os ingleses, mas nunca