Cotegipe e seu tempo. 1ª fase: 1815-1867

caso, que o Sapucaí não foi estranho a tal publicação".

"Posto que não definitiva a decisão do conflito inglês, entrou ele em uma fase boa, aceitável e honrosa para ambos os lados. Foi sempre minha opinião, como lhe dizia, que a pressão do espírito público e dos interesses da indústria inglesa faria arrepiar carreira ao belicoso Palmerston.

"A representação do comércio inglês produziu o efeito esperado, e Manchester e Liverpool suplantaram o Foreign-Office. Consta que o Christie já está a bordo da fragata Forsite e amanhã deixa-nos para sempre". (carta de Sampaio Vianna a Cotegipe, 10 de março de 1863).

V

A emotividade patriótica de Cotegipe ao receber estas notícias era perturbada pelas preocupações domésticas que o afligiam. Entrava-lhe em casa a doença, e com ela a tristeza e a morte.

A Baronesa adoecera. Uma paralisia sobre o parto, que se agrava, lhe depaupera o organismo. Transporta-se do Bonfim para a Piedade. A 16 e 17 de julho de 1864 recebe os sacramentos com muita resignação e faz disposições orais. No dia 23 ouve missa e recebe o viático. Piora no dia seguinte, faz novas disposições e recebe a extrema unção. Cotegipe ia notando a marcha da moléstia como querendo reter, mais nítidas, aquelas últimas impressões: "25 de Julho. — Desde a noite à véspera que tem estado com a vela na mão, mas torna a si com juízo claro e sempre confortada.

Cotegipe e seu tempo. 1ª fase: 1815-1867 - Página 693 - Thumb Visualização
Formato
Texto