As guerras dos Palmares (subsídios para a sua história). 1º volume. Domingos Jorge Velho e a “Troia negra”, 1687-1700

Acerca dos Palmares, mais talvez do que em nenhum outro capítulo da História do Brasil, tem se divulgado, transmitido e repetido falsidades e erros inverossímeis de conceber, em presença de documentos. São esses, que pacientemente coligimos, que damos à luz, certos de que prestamos um serviço à historiografia nacional e brasileira.

Nesta conformidade, em presença da enormíssima riqueza documental existente no Arquivo Histórico Colonial de Lisboa, selecionamos uma série de documentos interessantíssimos, que vão elucidar e iluminar decisivamente esse período, até aqui tão agitadamente obscuro, da extinção dos Palmares, que tantas apreensões causou ao Brasil e à Metrópole.

Como não podia deixar de ser, precedemos a publicação desses documentos de umas ligeiras considerações acerca da maneira como a maioria dos autores têm interpretado e descrito os fatos, e, como na realidade, em face dos documentos oficiais, eles se passaram, sem esquecer que outros mais competentes saberão, melhor do que nós, tirar o fruto verdadeiro desses documentos, que temos a honra de submeter à apreciação dos estudiosos, com a alegre satisfação de havermos prestado um serviço à historiografia nacional e brasileira. E isto, e só isto, nos indeniza largamente dos trabalhos e canseiras de os termos coligido.

As guerras dos Palmares (subsídios para a sua história). 1º volume. Domingos Jorge Velho e a “Troia negra”, 1687-1700  - Página 23 - Thumb Visualização
Formato
Texto