Elementos de folclore musical brasileiro

E só o violeiro nascido nos impérvios sertões é capaz de executar, com impecável mestria, a belíssima toada, tão comum entre eles: "O Canto da Inhuma", em que arremedam ora o macho, ora a fêmea, ora o casal desta irrequieta ave, cujo canto é tão interessante. Recentemente fiz uma transcrição desta música, para Violino Só, e creio ser o primeiro a trazê-la para o pentagrama, escrevendo-a em duas pautas, como no piano, representando a de baixo o acompanhamento, que é feito em pizzicati da mão esquerda.

O Dr. Pinto de Moura, de saudosa memória, era um exímio tocador de viola caipiria, tendo feito nela uma ligeira modificação, batizando-a por: "citharoide".

A escola, a música brasileira, no sentido técnico da expressão, por enquanto ainda não existe. E isto porque nossa raça ainda não se tipificou, permanecendo em estado de amálgama. Ora, as manifestações artísticas e culturais de qualquer país, exercem-se nas grandes cidades; e estas, em as nações novas, sempre são cosmopolitas; de maneira que é no interior do país, do centro para a periferia, que se dá a gestação dos caracteres distintos

Elementos de folclore musical brasileiro - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra