Elementos de folclore musical brasileiro

obedecer ao mesmo critério: pedir às gentes simples as joias de seu lavor.

Entre nós, uma das principais obras neste gênero é o "Vem Cá Bitu", para piano, de alto mecanismo, feita numa hora em que o autor — Alexandre Levy, era atacado de nostalgia, na velha Europa.

O Dr. Augusto de Lima cita o fato de ter ouvido no Alto São Francisco uma tirana cuja melodia coincide quase toda inteira, nas notas, nos intervalos e no ritmo, com o belo canto sem palavras: Joyeux Laboureux, de Schumann.

Recentemente a "Victor" nos deu um belo disco: "Foi Boto Sinhá"; é um batuque amazonense, cuja música faz lembrar imediatamente a linda: "Canção dos Barqueiros do Volga". O ritmo binário de ambas representa o movimento cadenciado dos remos. Por que esta coincidência? — é que o cenário em que surgiram é em tudo por tudo idêntico: o lençol de um grande rio debruado de verdes matas. A melodia russa já foi aproveitada por Tchaikovsky e outros; assim apareça entre nós mais alguém que saiba valer-se do tema das ínvias paragens do Deserto Verde.

* * *

Elementos de folclore musical brasileiro - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra