conhecesse uma nota de música, e sabia cantar! é que, com certeza, o amor já estava se despertando dentro dela; e como é mui muito comum, soe anunciar-se nas asas do canto.
* * *
Para darmos maior importância a nossa demosofia musical, passemos uma vista d'olhos nos povos em que a música tem sobre-excedido.
A torrente de lirismo dos lieder alemães, aos quais Schubert e Schumann devem sua celebridade, tiveram como rico manancial a alma popular, desataviada, espontânea e simples dos boêmios húngaros e da inspirada Germânia.
As conhecidas "Danças Húngaras" de Brahms não são de Brahms; ele, apenas, doou à literatura pianística e sinfônica estas danças populares da Hungria, bordadas com o buril de seu talento.
E as "Rapsódias Húngaras" de Liszt, que são elas senão danças e cantares de aldeãos, sem autores conhecidos, trabalhadas por a privilegiada pena do rei dos músicos húngaros?
Sarasate, que tão alto ergueu a técnica violinística, no grande acervo de seus trabalhos, notadamente as "Danças Espanholas", das quais faz parte o famoso sapateado, outra cousa não fez senão