Elementos de folclore musical brasileiro

Nóbrega, um dos primeiros padres que aportaram ao Brasil, costumava dizer frequentemente: "Com a música e a harmonia eu me atrevo a trazer a mim todos os indígenas da América".

Uma vez chegado em terras baianas, o padre Nóbrega fundou um seminário destinado aos meninos indígenas, e tal foi a frequência, que o padre ficou atemorizado, receoso de não poder sustentá-los. Estes índios sobressaíram-se logo pela correção da música quando cantavam.

O mesmo Nóbrega fundou um colégio nos campos de Piratininga, que atraiu muitos indígenas da Bahia, conforme o relato de uma crônica de Balthazar Teles.

Outro excelente colégio deveu-se aos dois velhos padres da Companhia de Jesus: Manoel de Paiva e Manoel Nunes, que fundaram em 1553 um convento e a igreja, até hoje existente em São Paulo, no Largo do Palácio, reconstruída em época ignorada.

O padre Paiva fundou, depois, outro convento em Santos, em que a música merecia especial atenção, a ponto de maravilhar o padre Nunes, quando, em o visitando, ouviu uma serenata cantada por lusitanos e por índios, nas pirogas indígenas.

Elementos de folclore musical brasileiro - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra