Elementos de folclore musical brasileiro

O padre Manoel de Paiva foi, pois, o criador da primeira orquestra nestes Brasis, composta de portugueses e íncolas, não cansando ele de enaltecer a aptidão para a arte de Euterpe demonstrada pelos selvagens.

O sentimento do belo é infuso em todas as raças, manifestando-se mesmo no estado mais primitivo de qualquer povo, e germinando sob a dupla forma de dança e música, seguidas pela poesia. Nossos aborígenes não escaparam a esta lei natural, demonstrando, geralmente, grande predileção pela arte dos sons.

Abalizados escritores são acordes em proclamar a excelência do instinto musical entre eles. Basta dizer que antes do contato com os civilizados, já possuíam vários instrumentos musicais, de sua própria invenção, percutidos e de sopro, estes em maior número, o que denota um certo grau de adiantamento na Soberana das Artes.

A forma mais comum a registrar-se entre os selvagens, nos domínios da música, como é natural, é o canto de guerra.

As primeiras tribos cuja música foi apreciada pelos europeus, foram os Tamoios e os Tupinambás, muito numerosos, e que tinham por habitat

Elementos de folclore musical brasileiro - Página 23 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra