vacilou a despeito das injúrias que lhe lançavam, das injustiças e apodos que lhe cuspiram, sempre impassível, sempre cheio de coragem cívica! (apoiados gerais).
Senhores, seria fastidioso rememorar agora os serviços desse ilustre brasileiro; e seria isto inútil, quando aqui vejo meus amigos, meus companheiros de trabalho político, representantes da República!
Mas necessito dizer que, às vezes, torna-se imperiosa uma exceção a essas regras de expediente administrativo e de engrenagem legislativa.
A esposa de Silva Jardim fica reduzida a extrema pobreza! (apoiados).
Essa ilustre senhora, além de representar o nome glorioso de Silva Jardim, é descendente de patriarcas da Independência do Brasil, é filha de Martim Francisco Ribeiro de Andrada.
É preciso que lembremo-nos de seus pobres filhos; é preciso que lembremo-nos dessas pobres crianças, dessa orfandade singular e extraordinária!
Penso que devemos abrir uma exceção às exigências das disposições administrativas, uma dessas exceções que são inevitáveis, propondo uma pensão permanente para a família de Silva Jardim (Aplausos).
Creio que assim correspondemos muito parcamente e muito diminutamente aos colossais serviços prestados por esse grande vulto.
É uma ideia que lanço ao espírito da Câmara, ao coração e à consciência de meus ilustres colegas.