Impressões da Comissão Rondon

quase intransitáveis, feras e doenças, fadigas e temporais e adiante, em horizonte impérvio, como de bronze - o mistério".

"D. Quixote", apesar de pilhérico por temperamento e profissão, não pode deixar de sorrir... ante a obra do capitão Amilcar Magalhães, mas sorrir de satisfação por ver a obra de Rondon descrita com tanta verdade e justiça por um dos seus mais prestimosos auxiliares, testemunha assim dos hercúleos trabalhos do ilustre sertanista patrício.

"D. Quixote" há de dizer muito ainda das "Impressões", do capitão Amilcar de Magalhães.

Esperamos, portanto, os restantes nove fascículos.

(Do "D. Quixote" - Rio, 21 de setembro de 1921).

* * *

IMPRESSÕES DA COMISSÃO RONDON

Não é pequeno o número de oficiais do Exército que, ultimamente, têm publicado livros valiosos. Faz poucos dias apareceu em volume a série de conferências que o capitão Genserico de Vasconcellos pronunciou na Escola de Aperfeiçoamento e já se fala no aparecimento próximo das Organizações do Exército Brasileiro, única história completa das nossas forças de terra, escrita e publicada na Revista Militar, em 1906, pelo então capitão do estado-maior e hoje coronel de artilharia Dr. Melchisedech de Albuquerque Lima. Um pouco diferente dessas, mas igualmente útil e patriótica, é a obra que surgiu, agora, do major Amilcar Botelho de Magalhães, sobre os serviços da Comissão Rondon, através dos sertões nacionais.

Cremos que não existe sob o céu brasileiro um único indivíduo que não saiba do valor indiscutível do general Rondon, e dos seus auxiliares.

A pureza moral e a cultura científica que em Rondon se casam ao mais fino sentimento altruístico, transmitiram-se aos seus auxiliares e foram, com relativa facilidade, conhecidas e apreciadas em toda a nossa pátria.

Pois as memórias do major Amilcar tratam justamente dos trabalhos enormes por que passou a Comissão Rondon para dar ao mundo e ao Brasil terras ignotas, porém, riquíssimas. Mais tarde, esse livro servirá de documento, como atualmente é espelho de dignidade e civismo. No futuro, ao lado de A Comissão Rondon, de Roquette Pinto e dos relatórios

Impressões da Comissão Rondon - Página 470 - Thumb Visualização
Formato
Texto