alemão, no Rio Grande do Sul, representam o novo tipo de estrangeiro.
A transformação do fazendeiro no novo tipo do paulista, aqui ocorreu muito mais cedo do que em qualquer outra parte do país.
Este período da consolidação econômica do litoral era comparável a um novo movimento das fronteiras econômicas no interior. Mauá brilhava de uma forma única e grandiosa. Os novos tempos originaram o aparecimento de muitos outros pequenos Mauás no sul do país. A procura de produtos estimulou o crescimento de estabelecimentos industriais, os quais se esforçavam por satisfazer às necessidades dos novos fregueses. A principal característica dessas novas indústrias consistia no caráter local de seus mercados, não fábricas em grande escala para o mercado nacional, mas fábricas locais para consumo local, competindo com os produtos estrangeiros, graças à dupla defesa da tarifa e dos fretes.
É bastante difícil ilustrar esse desenvolvimento mediante a utilização de dados estatísticos, visto que as cifras dos quatro recenseamentos brasileiros, especialmente no que se refere a dados industriais e empregos segundo as profissões, são inteiramente antagônicas, e as que se referem aos questionários e à composição dos parágrafos nunca são uniformes.(152)Nota do Autor