Evolução econômica do Brasil

de São Paulo — é a segunda cidade em tamanho no Brasil e a terceira na América do Sul, uma cidade que cresce como se fôra tocada por um passe mágico. Esse desenvolvimento verificou-se no decorrer do século XIX, consequência do surto do café, do surto indusrial, da ampliação da área econômica do próprio Estado. No decorrer do século XIX criou-se uma grande quantidade de pequenos estabelecimentos industriais, muitos deles oscilando entre uma pequena oficina e uma fábrica - verdadeiras oficinas, produzindo apenas para o novo mercado doméstico.

Dois estadistas personificam a época de 1890-1914, o primeiro Ministro da Fazenda da República, Ruy Barbosa, e o reformador das finanças brasileiras, Joaquim Murtinho. No capítulo V teremos oportunidade de travar conhecimento com essas duas personalidades.



A GUERRA MUNDIAL

Três países saíram lucrando economicamente, como resultado imediato da Guerra: os Estados Unidos, o Japão e o Brasil. Um observador francês declara que: "No Brasil, sobretudo, é quase uma revolução econômica que se prepara" (156),Nota do Autor mas evolução econômica é muitas vezes uma história de revoluções econômicas. O crescimento industrial do século XIX tornou-se ofuscado pelo desenvolvimento do período da guerra. A guerra deu uma noção de tempo ao processo de industrialização; assegurou às empresas novas um monopólio do mercado nacional, e trouxe com ele a possibilidade de entrar nos mercados do estrangeiro;