Por essas cifras, a porcentagem do capital nacional deve ser de 40,9%.
Conforme vimos atrás, no período 1928-1930, os empregos diretos de capital estrangeiro elevaram-se acima de meio bilhão de dólares. Se a relação existente entre o capital estrangeiro e o nacional tivesse permanecido sem mudança desde 1916 (cerca de 40%), teríamos o capital nacional correspondente em ações de companhias em 1928-1930, o qual atingiria a cerca de um bilhão de dólares.
Se nos lembrarmos da revolucão industrial do Brasil durante e após a guerra (capítulo IV), que corresponde ao período de pronunciado decrescimento no capital estrangeiro aplicado, temos de admitir que uma grande parte desse trabalho foi realizado pelo capital nacional.
Outros dados diretos indicam que o processo de formacão do capital nacional já atingiu um considerável grau no "Brasil econômico". Em um estudo dedicado especialmente às companhias por ações no Ria Grande do Sul(298)Nota do Autor, estudei a lista de acionistas e achei, simultaneamente com as "companhias de famílias", aquelas em que milhares de acionistas demonstram que as classes remediadas já estão acostumadas a empregar as suas economias ou bens disponíveis em ações. Daí fiz a distinção desses elementos dos acionistas profissionais, figuras destacadas de grandes capitalistas, cujos nomes, como uma demonstração de seus largos haveres, podem ser encontrados nas listas de acionistas de quase todas as companhias.