na América, (então por descobrir) não se pode imaginar, que faltasse a Providência de Deus a estas criaturas com a pregação, que mandara fazer a todas". (103): "A razão de duvidar esta vinda pelo trânsito do Mundo Velho ao Novo, ainda encoberto, havendo comunicação, que facilitasse o passo, não é forçosa; sendo mais poderosa que ela a necessidade destas almas, remidas pelo preciosíssimo Sangue de Christo, que podia em execução do seu preceito e da sua misericórdia, por ministério de Anjos, permitir, que São Thomé se achasse milagrosamente na América; como permitiu, que ao trânsito de sua Mãe Santíssima se achassem, sem saberem o como, os Apóstolos, que então viviam, estando nas suas missões divididos por diferentes partes do Mundo às quais pelo mesmo modo foram outra vez restituídos, sendo que a objeção se vê naturalmente vencida com o trânsito, que à América fizeram os seu primeiros habitadores". (104) "De ser o Apóstolo São Thomé, o que no Mundo Novo pregou a doutrina Evangélica, há provas grandes, com o testemunho de muitos sinais em ambas as Américas; na Castelhana, aquelas Cruzes, que em diferentes lugares acharam os Espanhóis com letras e figuras que declaravam o próprio nome do Apóstolo, como escrevem Joaquim Brulio, Gregorio Gargia, Fernandes Pizarro, Justo Lipsio e o Bispo de Chiapa e na nossa Portuguesa América, os sinais do seu báculo e dos seus pés, e a tradição antiga e constante em todos os Gentios, de que eram de um homem de largas barbas, a quem com pouca corrupção chamavam no seu idioma Sumé, acrescentando, lhes viera a ensinar cousas da outra vida, e que não sendo deles ouvido, o fizeram ausentar". O mais que segue aí é referente ao testemunho deixado pelo Padre Nobrega, de quem mais adiante (p. 89) diremos o que foi encontrado. O próprio nome do Cabo São Thomé não deve ter outra origem senão desta informação.