PRÓLOGO
Antecipemos aos que esta obra lerem que ela não é perfeita, nem completa, mas apenas contribuição modesta para a bibliografia botânica do nosso país.
Botânica é a ciência que se ocupa com o estudo dos vegetais sob todos os pontos de vista e, em todos os seus diferentes aspectos, ela os apresenta ao homem, não só para ele melhor conhecê-los, mas especialmente para melhor ampará-los e aproveitá-los. Como o reino das plantas é a base e o sine qua non da vida sobre a face do nosso planeta, não é, pois, difícil avaliar a importância deste grande ramo das ciências biológicas. A fitologia, como base da biologia, representa o alicerce da agricultura e é o fundamento sobre o qual se firma grande número de indústrias.
Por seu turno, a agricultura é a ciência que ensina aproveitar e converter em coisas mais úteis os recursos múltiplos que o reino vegetal oferece. Por isto ela vive intimamente relacionada e dependente da botânica. Escrever a história desta é, portanto, delinear o progresso e desenvolvimento gradativo daquela.
A fitologia deve ser estudada como ciência prática e não cultivada por esporte. Ela deve ser a mestra e